terça-feira, 23 de março de 2010

FREQUÊNCIA CARDÍACA

Frequência cardíaca ou ritmo cardíaco é o número de vezes que o coração bate por minuto. A menor frequencia cardiaca registada foi de 10 bpm (batimentos por minuto), pelo velocista John Almer.

FREQUÊNCIA CARDÍACA APÓS O REPOUSO


A Frequência Cardíaca de Repouso é o número de batimentos cardíacos durante um minuto quando você está em repouso completo. A FCRep de um desportista é geralmente menor que a de uma pessoa sedentária.

Como medir a frequência cardíaca de repouso?
Imediatamente após despertar, meça sua frequência cardíaca de repouso usando o seu monitor cardiaco (ou contando as pulsações). Faça tal medição durante cinco dias consecutivos e obtenha a FCRep média. A FCRep depende dos seus hábitos de vida e é afectada por diversos factores, tais como: grau de treino, qualidade do sono, nível de stress mental e hábitos de alimentação.



FREQUÊNCIA CARDÍACA APÓS O ESFORÇO


A recuperação da freqüência cardíaca após o eletrocardiograma de esforço em esteira ergométrica é modulada pelo sistema nervoso autônomo. A análise da variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) pode fornecer informações valiosas sobre o controle do sistema nervoso autônomo sobre o sistema cardiovascular. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi testar a hipótese de associação entre a recuperação da freqüência cardíaca após teste de esforço em esteira ergométrica e a variabilidade da freqüência cardíaca. MÉTODOS: Foram estudamos 485 indivíduos sem evidência de cardiopatia com média de idade de 42± 12,1 (faixa etária de 15 a 82) anos, 281 (57.9 por cento) dos quais do sexo feminino, submetidos a um teste de esforço em esteira ergométrica e avaliação da VFC nos domínios do tempo (SDNN, SDANN, SDNNi, rMSSD e pNN50) e da freqüência (LF, HF, VLF e razão LF/HF) durante monitoramento eletrocardiográfico ambulatorial de 24 horas. RESULTADOS: A recuperação da freqüência cardíaca foi de 30 ± 12 batimentos no 1º minuto e 52± 13 batimentos no 2º minuto após o exercício. Os indivíduos mais jovens de recuperaram mais rápido do 2º ao 5º minuto após o exercício (r = 0,19-0,35, P <>
FREQUÊNCIA CARDÍACA MÁXIMA


sua freqüência cardíaca máxima é simplesmente o mais rápido que seu coração bate durante o esforço máximo na corrida. Há várias fórmulas usadas para estimar a freqüência cardíaca máxima, mas elas somente dão grossas estimativas. Sua freqüência cardíaca máxima real pode ser até 20 batimentos por minutos maior ou menor do que a prevista por fórmulas. Utilizar uma freqüência cardíaca máxima estimada pode levá-lo a treinar com muita intensidade ou não forte o suficiente, então você deve verificar sua freqüência cardíaca máxima real.

Você pode determinar sua freqüência cardíaca máxima de forma acurada durante uma sessão de treinamento intervalado forte. Um exercício apropriado é fazer um aquecimento cuidadoso e então correr 3 repetições de alta intensidade de 2 a 3 minutos subindo uma ladeira de inclinação moderada e trotar de volta assim que acabar cada uma delas. Se você correr a primeira ladeira a 90% do esforço e as outras duas dando tudo, sua freqüência cardíaca deve alcançar o máximo durante a segunda ou terceira repetição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário